Foi lançado aviso de candidatura “Indústria 4.0”, que assume uma dotação de 60M€, pretende contribuir para a transformação dos modelos de negócio das PME Portuguesas e para a sua digitalização, através da implementação integrada de soluções tecnológicas de indústria 4.0, em processos industriais, com incorporação de tecnologias digitais avançadas.
Beneficiários
Os beneficiários dos apoios previstos no presente Aviso de concurso são Empresas, de qualquer dimensão ou forma jurídica, do setor da indústria, categorias B – Indústria extrativas e C- Indústrias transformadoras.
Despesas elegíveis
- Aquisição de equipamentos e componentes;
- Aquisição de software, incluindo os custos iniciais de subscrição de Software as a Service durante 12 meses;
- Aquisição de serviços de consultoria e engenharia essenciais à integração das soluções;
- Despesas com a intervenção de contabilistas certificados ou revisores oficiais de contas, na validação da despesa dos pedidos de pagamento, não podem exceder 2.500 euros.
Taxa de financiamento
O apoio a conceder assume a natureza de financiamento não reembolsável, atribuído à taxa base de 55% com as seguintes majorações:
- +10pp para médias empresas ou +20pp para pequenas empresas;
- +10pp para os estabelecimentos localizados nas regiões Norte, Centro, Alentejo, Açores e Madeira.
O limite do apoio é de 200 mil euros por empresa única durante um período de 3 exercícios financeiros, no computo total dos apoios atribuídos ao abrigo do “Regime de Minimis”.
O período para a receção de candidaturas decorrerá entre 5 de dezembro até 20 de dezembro de 2023, ou até à receção do número de candidaturas limite apurado em função da dotação orçamental.
A CFA permanece ao dispor para prestar esclarecimentos sobre o tema.