ISSB emite as primeiras normas de sustentabilidade

O International Sustainability Standards Board (ISSB) emitiu no passado dia 26 de junho, as normas – IFRS S1 e IFRS S2 – dando início a uma nova era de divulgação de informações relacionadas com a sustentabilidade nos mercados de capitais em todo o mundo.

As normas têm como propósito ajudar a aumentar a confiança nas informações divulgadas pelas empresas sobre sustentabilidade, de modo a informar sobre as decisões de investimento.

Pela primeira vez, as normas criam uma linguagem comum para divulgar o efeito dos riscos e oportunidades relacionados com o clima nas perspetivas de uma empresa.

Sobre as normas

A IFRS S1 fornece um conjunto de requisitos de divulgação destinados a permitir que as empresas comuniquem aos investidores os riscos e oportunidades relacionados com a sustentabilidade que enfrentam a curto, médio e longo prazo.

A IFRS S2 estabelece divulgações específicas relacionadas com o clima e foi concebida para ser utilizada com a IFRS S1.

Ambas incorporam plenamente as recomendações da Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD).

Uma referência global

Estas normas servem de suporte global a informações relacionadas com a sustentabilidade e demonstram uma procura generalizada para compreender de uma forma consistente como é que os fatores de sustentabilidade afetam as perspetivas das empresas.

As normas do ISSB foram concebidas para garantir que as empresas forneçam informações relacionadas com a sustentabilidade juntamente com as demonstrações financeiras – no mesmo pacote de relatórios. As normas foram desenvolvidas para serem utilizadas em conjunto com quaisquer requisitos contabilísticos.

Adoção das normas do ISSB

Agora que a IFRS S1 e a IFRS S2 foram emitidas, o ISSB irá trabalhar com jurisdições e as empresas para apoiar a adoção das mesmas. Os primeiros passos consistirão em criar um Grupo de Implementação de Transição para apoiar as empresas que adotem as normas e lançar iniciativas de desenvolvimento de capacidades para garantir uma implementação eficaz.